...O conceito fáustico,basicamente,fala da impossibilidade da perfeição humana, do fato do corpo humano ser degenerativo, contendo falhas que expõem a imperfeição que contamina o mundo como um todo. A perfeição deverá ser buscada primeiramente “curando” as falhas humanas, até quem sabe por, se possível, supera-lo como um todo. Essa é base das experiências biotecnológicas, das clonagens, das transgênias.
A prometeica,tem como idéia que a tecnologia facilitaria a vida dos seres humanos, um avanço tecnológico seria a base para uma melhor qualidade de vida e vice versa, o aumento de produção e a diminuição da jornada de trabalho seriam irmãs. Sobre ambas, a realidade está ai para vermos qual das linhas está com mais força na tecnologia e, para qual portanto, teremos de nos mobilizar.
Acredito que o cinema é uma arte em plena mutação,o dinamismo dos tempos de hoje não permitem que um expectador fique estático durante 2 horas,em frente a uma tela de cinema,sem que o espectador não tenha nenhuma função perante ao que está sendo assistido.
A construção de aparelhos 3d,da melhoria do sistema de som,e até das projeções multimídia participativas são cada vez mais usadas,para inserir o espectador no contexto da obra filmica. Quebrar a barreira entre o real e o irreal,ficar imerso ao filme são perspectivas que o cinema propõe desde sempre,mas com o advento de novas tecnologias,a simulação e a passagem para um plano virtual,começou a ganhar novos rumos.
Como por exemplo o cineasta Peter Greenaway, que abriu uma grande discussão sobre os novos caminhos do cinema,ao fazer performances multimídia,onde ele mesmo monta filmes ao vivo,com o auxilio de um computador de ultima geração e...