segunda-feira, 27 de julho de 2009

Primeiras palavras jogadas..


...Acredito que alguns aqui estejam confundindo o Cinema Novo, que foi composto por realizadores como Nelson Pereira dos Santos,que realizou filmes bem estruturados tecnicamente (como“Vidas Secas”,onde o "Barretão" fez uma fotografia primorosa) com o Cinema Marginal, onde as narrativas eram fragmentadas e nem todos os filmes eram dotados de aprimoramento estético.

Os filmes(do Cinema Novo) representavam toda uma era de contestação política necessária para a época, porque o povo não vinha sendo retratado no cinema de uma maneira aprofundada,e o que vinha sendo apresentado era apenas o “pequeno charme da burguesia.

Acho um erro dizerem que os filmes ditos “cultos” afastaram o povo do cinema. Na realidade, o que afastou o publico do cinema nacional foi a estrutura acadêmica e cultural do povo brasileiro.

Por que Jean-Luc Godard é respeitado e assistido até hoje? Talvez pelo motivo do publico estar preparado para as indagações e para a proposta que o cinema dele propõe. Querer que o cinema seja uma espécie de “circo” nunca foi a proposta do cinema. Afinal, o cinema abrange não só o circo,mas o teatro, as artes plásticas, a dramaturgia e ...




Nenhum comentário: